Serviços

CRIANÇAS E ADOLESCENTES






Consulta Psicológica

Avaliação Psicológica e Diagnóstico:
-Avaliação Cognitiva (Intelectual)
-Avaliação Emocional e Sócio-Emocional
-Avaliação da Personalidade
-Avaliação de Orientação Vocacional Escolar


Ludoterapia - A Terapia através do “brincar”
As capacidades simbólicas da criança não estão ainda desenvolvidas como as dos adultos, a verbalização do sentimento pode ser difícil de expressar através das palavras, utilizando-se assim o “brinquedo” como meio de comunicação da criança, que permite chegar aos seus conflitos internos e emocionais.
A Ludoterapia é uma técnica específica no trabalho terapêutico com crianças, ou seja a terapia aplicada às crianças em idades mais precoces através do brincar. O jogo permite à criança exteriorizar as suas emoções e conflitos internos e criar uma relação terapêutica de confiança com o terapeuta.
A ludoterapia possibilita a organização do aparelho psíquico da criança, permitindo uma consciencialização e experiência das frustrações, recriando-as no contexto terapêutico fazendo com que a criança consiga lidar com elas e ganhe confiança em si mesma.O terapeuta coloca ênfase nas questões emocionais o que permite uma reestruturação e equilíbrio psicológico da criança.
Algumas situações em que se utiliza a Ludoterapia, como técnica terapêutica na Psicologia Infantil

*Perturbações do comportamento
*Perturbação emocional
* Perturbação de ansiedade e fobias
* Perturbações de Eliminação (enurese/encoprese)
*Défice de atenção e hiperactividade ... (entre outros)

Apoio Psicopedagógico (Dificuldades Específicas De Aprendizagem)


JOVENS E ADULTOS





Consulta Psicológica

Avaliação Psicológica e Diagnóstico:
-Avaliação Cognitiva (Intelectual)
-Avaliação Emocional e Sócio-Emocional
-Avaliação da Personalidade
-Avaliação de Orientação Profissional ou Académica

Acompanhamento Psicoterapêutico

Psicoterapia

“O processo dinâmico – relacional está centrado no intercurso das emoções e seus significados, através da análise psicológica e do desdobramento dos elementos constituintes da reacção mental.” (Dias, M.H.)

A relação Psicoterapêutica favorece a tomada de consciência, nas diferentes vertentes da vida do paciente, na medida em que há uma partilha de ideias. Resulta exactamente da interacção da díade, pelo resultado de sucessivas transformações, sendo que o processo interpessoal (relação terapeuta - paciente) converte-se no processo intrapessoal (relação do paciente consigo mesmo). (Vygotsky (1972)
Alguém que viu o desenvolvimento de maturação da sua personalidade interrompido, ou por outro lado se desorganizou a dada altura da vida, procura no psicoterapeuta a compreensão empática que “acolhe” todas as suas frustrações e dor desestruturante.(Quintino-Aires. J.)
Neste Gabinete o processo psicoterapêutico é inspirado no Modelo Relacional Dialógico (actualmente Modelo Sócio-Histórico), pois favorece o desenvolvimento sócio – emocional, psicológico, físico e social do paciente. Este vai sofrendo um processo transformativo a partir de sucessivas tomadas de consciência, que por sua vez levam ao auto conhecimento, articulando os factores biopsicossociais, responsáveis pela criação de estruturas psíquicas.
O especialista fundamentado nesta abordagem necessita desenvolver uma consciência crítica a respeito do seu papel profissional e construir uma identidade profissional fortalecida, pois a sua actuação é interventiva e transformadora.


Intervenção na Crise
Luto, Doença Crónica,Doença Grave...


ÁREAS DE INTERVENÇÃO: Depressão; Ansiedade; Fobias; Ataques De Pânico; Stress; Situações De Crise; Doenças Crónicas; Perturbações Do Comportamento; Perturbações Emocionais; Dificuldades Afectivo-Relacionais; Dificuldades De Aprendizagem; Insucesso Escolar